DICAS DE VIAGEM: MENDOZA
Você é amante de vinhos e boa comida e decidiu passar férias em Mendoza, na Argentina, mas não tem a menor ideia de como preparar essa viagem dos sonhos? Fica por aqui que a gente vai te falar tudo o que você precisa saber para programar uma viagem inesquecível para esse paraíso!
Primeiramente vamos saber um pouco mais sobre nosso destino.
Localizada a cerca de 1.000 quilômetros de Buenos Aires, Mendoza é conhecida por possuir mais de 1.800 vinícolas em funcionamento, com cerca de 180 abertas a visitação ao público. Com a Cordilheira dos Andes ao fundo, Mendoza possui o clima ideal para o cultivo de diversas espécies de uvas, em especial a variedade Malbec, responsável por produzir vinhos potentes e aromáticos.
E é exatamente a Cordilheira que faz com que Mendoza, mesmo tendo um clima semi desértico, e recebendo muito pouca chuva no decorrer do ano, tenha uma produção vinícola gigantesca, bem como seja uma cidade quase totalmente tomada pelo verde das árvores.
Mendoza foi fundada em 1561, mas você não vai encontrar prédios da época da fundação na cidade pois ela foi quase totalmente destruída por um terremoto em 1861, sendo reconstruída a partir de então.
Por ter sido planejada já com a tecnologia do século XIX, Mendoza apresenta uma característica urbanística que a difere da maioria das cidades do Mundo. Quando da reconstrução da cidade, os responsáveis pelo seu planejamento criaram um sistema de irrigação por quase todas as ruas da cidade, e esse sistema leva a água do desgelo da Cordilheira para irrigar as árvores presentes em toda a cidade.
COMO CHEGAR
A chegada a Mendoza a partir do Brasil pode ser feita por avião. As maiores companhias aéreas (em especial GOL, LATAM) oferecem voos diretos ou com conexão em Buenos Aires. Vale a pena consultar também passagens pela Aerolíneas Argentinas para esse destino.
DICA ESPECIAL: Se você tiver um dia a mais na viagem, e disposição de sobra, pode valer a pena fazer uma conexão mais longa em Buenos Aires e aproveitar um almoço ou jantar especial na capital da Argentina antes de embarcar para o destino final.
Se você for mais o estilo aventureiro, pode pegar um voo para Santiago do Chile e a partir de lá cruzar a Cordilheira em direção a Mendoza. Apenas 360 km separam as duas cidades.
ONDE FICAR
A melhor região da cidade para você procurar hotéis fica nos arredores da PLAZA INDEPENDENCIA. Lá você vai encontrar uma grande oferta de hotéis, bem como restaurantes, mini mercados, casas de cambio etc. Inclusive a Plaza possui uma vida agitada de dia como de noite. Muitos mendocinos levam seus coolers com lanches e bebidas para a praça nas noites mais quentes e curtem o show de luzes criada pelas lindas fontes luminosas.
![]() |
Letreiro da Calle Aristides |
Outro local a uma pequena caminhada de distância da Plaza é a Calle Aristides, uma rua cheia de barzinhos e restaurantes onde a vida noturna vibra em um ritmo bem mais animado do que no restante da cidade.
O QUE FAZER
Mendoza é uma cidade muito procurada pelos turistas que desejam se aprofundar no mundo do vinho e da gastronomia. Por isso você vai encontrar uma infinidade de restaurantes típicos argentinos, tanto os mais clássicos que servem a famosa parrillada, como os mais voltados à alta gastronomia.
![]() |
Empanada deliciosa! |
Você também vai visitar diversas vinícolas, e muitos desses passeios terão um almoço harmonizado incluído no preço. O menu de vinícolas disponiveis para visitação é extenso e você vai precisar gastar um tempo para decidir quais você vai querer incluir no seu roteiro.
![]() |
Vinícola Salentein |
![]() |
Vinícola Catena Zapata |
![]() |
Pulenta Estate |
De qualquer forma, já fica a DICA de não agendar mais de três visitações par o mesmo dia. A quantidade de vinho que você vai tomar desde às primeiras horas da manhã vai ser considerável!
Logo mais vamos trazer quais vinícolas achamos imperdíveis para visitação e degustação de vinhos.
Outro passeio imperdível é a visita à Alta Montaña. É um passeio que geralmente leva o dia todo, e passa por diversas paisagens deslumbrantes aos pés da Cordilheira dos Andes, terminando no Parque Nacional del Aconcagua para uma vista emocionante da maior montanha da América, e uma das maiores do Mundo.
Esse passeio também é um mergulho de cabeça na história da cidade e da região, e nos costumes locais.
Ótimo texto e imagens belíssimas!
ResponderExcluir