Falando de Churrasco - Como se faz no Brasil



No nosso último post a gente falou um pouco de churrasco, mas de como o churrasco é visto e saboreado pelos americanos, com molhos condimentados, muito tempero e quase sempre defumado.
Mas aqui pelas bandas da América do Sul a coisa é bem diferente! Ah se é!
Por aqui já nascemos fazendo churrasco. Nossos pais comemoraram nosso nascimento “assando uma carne”. Toda reunião familiar do brasileiro vai ter um braseiro aceso e carne assando, além daquela cerveja, que gostamos bem gelada!
E aqui vou trazer para você uma daquelas verdades que não precisam ser ditas, e são consideradas lei inquebrável pelo brasileiro: Tempero de carne é SAL GROSSO!

Todo sabor que agrade ao paladar é bem vindo, mas crescemos vendo e aprendendo que no churrasco se tempera carne apenas com sal grosso, para preservar e valorizar o sabor característico da carne.
Se você é brasileiro, feche os olhos por um momento e tente trazer à mente o primeiro churrasco da sua vida. Agora vá buscando cada memória de churrasco. Pronto! Provei meu argumento! Todas, ou pelo menos a maioria das vezes que você esteve em um churrasco, o churrasqueiro temperou a carne apenas com sal grosso.

E pode confiar, é a melhor maneira!

Algumas pessoas, porém, ou por comodidade ou por desconhecimento, se acostumaram a pedir para os açougueiros temperarem a carne. É o primeiro erro que se pode cometer no churrasco. Para fazer o tal tempero, os açougues vão usar toda sorte de pós e líquidos que tragam algum sabor à sua carne. Aí você vai ter churrasco com gosto de mil coisas, menos de carne! Até molho shoyu colocam na carne!
E já que entramos na polêmica, vai aqui mais uma dica para você que quer se aventurar no churrasco, mas não tem ainda muita familiaridade com o espeto e a grelha: Não é possível fazer um bom churrasco no fogo forte!
Fraldinha começando a "selar" sobre as brasas


Meu conselho para você, churrasqueiro, é esse: Acenda seu braseiro pelo menos 20 minutos antes de começar a espetar as carnes. Deixe o fogo pegar e deixe as brasas tomarem conta da sua churrasqueira.
Tentar assar seu churrasco no fogo forte só vai te deixar com um pedaço de carne dura e impossível de comer, e uma dor de cabeça gigante!

Essa é a Dica do Codonho: Quanto você tiver brasas, é hora de começar a assar!

Um belo exemplo disso é essa Fraldinha no Espeto que fizemos e o vídeo está lá no Canal Codonho Gastronomia no YouTube (vou deixar o link do vídeo aqui!).





Fizemos essa receita usando essas dicas que deixei aqui: Tempero somente com sal grosso (e um toque diferente no final que você vai ter que assistir o vídeo para descobrir!), e assar a carne sobre brasas, e não sobre o fogo forte. O resultado não podia ser diferente! Uma carne bem assada, com ponto do jeito que a gente queria, suculenta e muito saborosa!
Nossa fraldinha logo antes do corte.

Olha a Fraldinha cortada. E Esse ponto hein?

Fica mais uma dica aqui para você assistir o vídeo e fazer essa receita no seu próximo churrasco!
Mas e aí, qual sua opinião sobre o tempero da carne no churrasco? Deixa aqui nos comentários pra gente saber o que você acha, ok?


Valeu demais pela visita e até a próxima! Tchau Tchau!

Comentários